Filme #98 – Hitchcock

hitchcock2012-poster

Hitchcock (Idem)

2012

98 minutos 

Dirigido por: Sacha Gervasi (Anvil: The Story of Anvil)

Escrito por: John J. McLaughlin (Cisne Negro), baseado no livro de Stephen Rebello

Estrelado por: Anthony Hopkins (360), Helen Mirren (Red – Aposentados e Perigosos), Scarlett Johansson (Os Vingadores), Danny Hutson ( Fúria de Titãs 2), Toni Collette (A Hora do Espanto) e Jessica Biel (O Vingador do Futuro)

O grande problema da maioria (quase todas) das obras biográficas de grandes personalidades, independentemente do ramo que a mesma seja, é,  pretensão de em cada minuto destacá-la como brilhante, gênio e etc.

E a quase cinebiografia de Alfred Hitchcock, que, na teoria, mostraria os bastidores de sua obra-prima, Psicose de 1960, infelizmente, não é um caso a parte. A diferença de Hitchcock para todos esses outros filmes é  o erro de quase não oferecer ao o espectador o que ele realmente deseja ver. Ou seja, durante as quase duas horas de filme, pouco vemos dos bastidores de seu maior sucesso e como o diretor batalhou para filma-lo, chegando até a construir alguns dos cenários.

HITCHCOCK

O que é realmente mostrado, são os dramas da vida do diretor, porém de maneira simples e preguiçosa. As cenas que o público realmente desejaria ver, são deixadas para seus minutos finais e iniciais.

Porém, o que o salva de não se juntar aos piores filmes do ano, é sua excelente qualidade técnica, que além de reconstituir a época com figurinos e direção de arte discretos, mas redundantes no contexto histórico, também transforma (e o ajuda servindo como impulso em sua representação)  o grande Anthony Hopkins no também grande Alfred Hitchcock com uma excelente, e digna de prêmios maquiagem. A transformação, junto com as notáveis atuações do grande elenco,dando destaque ao inglês Hopkins, são as poucas coisas que tornam um filme bom.

hitchcock2012-still(2)

Em grande resumo, Hitchcock  possuía um material extenso e vários outros elementos que poderiam o fazer ótimo, mas acabou sendo mais um filme preguiçoso e feito às pressas para estar presente nas principais premiações do ano.

NOTA: 6.5

Deixe um comentário